sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

 MUNICÍPIO DE FLORES

Rota do Cangaço em Flores da Ribeira do Pajeú.

23/12/2020

Por Luíz Venerre


Estamos vivenciando a Rota do Cangaço em Flores da Ribeira do Pajeú.

O local onde morreu Levino Ferreira, irmão de Lampião.

Local Fazenda São Gonçalo

Aqui confrontaram-se:

02 Volantes & O Bando de Lampião

Pós 02 dias e uma noite um Volante atira em Levino Ferreira, irmão de Lampião, o mesmo chegou a óbito depois de 02 dias. Essa furma serviu de esconderijo para Lampião e seu Bando.

Pós o óbito de Levino Ferreira, Lampião corta o pescoço do irmão e enterra a cabeça em um local e o corpo em outro com o objetivo de esconder o corpo do falecido para não ser identificado pelos inimigos. Este costume era uma prática da época por parte dos cangaceiros e das Volantes.


Cruz do serviçal do chefe político de Flores, o senhor Manoel de Souza Santana (Neco Santana) Chefe do Clã da família Santana e primeiro prefeito oriundo dessa Família. Esse fato deve-se por conta que Lampião e seu bando queriam invadir a cidade de Flores da Ribeira do Pajeú aproximadamente entre 1925 e 1928. O falecido Senhor Antônio tinha apenas 18 anos de idade, na ocasião, Antônio levava um bilhete para uma volante que se encontrava no Povoado de São João dos Leites, Zona Rural de Flores. O fito do chefe Político era pedir reforço policial (Antônio, o serviçal, pagou com a própria vida sendo abatido pelos cangaceiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário