terça-feira, 15 de dezembro de 2020

 


FAZENDO HISTÓRIA  - FAMÍLIA LÔBO NASCIMENTO

Sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Qual a palavra para agradecer minha genitora Ivanise Lôbo Nascimento depois de tantos anos vividos nesse planeta chamado de Terra, em colocar no mundo suas gerações futuras onde o equilíbrio seria a 5ª geração de sua cultura gastronômica brasileira. O horário destas palavras conhecida com a hora do seu nascimento dentro de âmbito na cozinha. As gerações passar mais quando comemos descobrimos nossa infância e até a nossa velhice porque tudo anda junto neste ato.

A busca de sua identidade não seria melhor que uma fotografia, mais sim um caderno onde as palavras de um menino de 14 anos escreveram nos anos 70 sobre a sua culinária que sua genitora fazia para os finais de semana quando levava para o litoral Paulista seus filhos para brincar com mar. Mais que prato é esse que poucas pessoas falam mais ela ia a feira comprar charque, feijão verde, tomate, cebola e coentro para em seu lar prepara o famoso arrumadinho de charque e leva como almoço para alimentar seus filhos.

Neste momento depois de minha partida com o sonho de me tornar um cozinheiro encarou vários desafios, aprendi, errei, julguei e fui julgado mais não desisti do meu ideal que viriam por vir depois de 39 anos morando no Rio de Janeiro na cidade de Petrópolis.

Voltei em 2009 com um proposito de melhorar e depois que fiz minha graduação entendi que tudo quer aprendi serviria para um proposito maior em nossa gastronomia brasileira, não sou antropólogo, biólogo, historiador, nutricionista, agrônomo mais sou um gastrônomo pesquisador que hoje entende como nossa gastronomia começou.

Em fim a palavra para tudo isso é gratidão por ter nascido nesta hora dentro de uma cozinha e brincando com as panelas me encontrei na gastronomia e minha genitora orgulhosa com isso tem que homenagear ela com seu prato que foi feito no leito de sua cozinha e virou também identidade de nossa cidade pernambucana, pela sua simplicidade conquistou outros estados que é o arrumadinho de charque que nasceu no bairro Salgadinho, na Rua Doutor Miguel Nunes Viana, nº 186. Tenho orgulho de está presente juntos com meus irmãos e precisar deste prato como forma de alimentar na beira mar de Paulista, nas praias que sempre frequentávamos.

 

Pesquisador e Gastrônomo Marcos Lôbo

mlobo199@yahoo.com.br

4 comentários:

  1. Parabéns Chef Lôbo. Gastronomia é um Dom divino que nasce com poucos e nosso DEUS te agraciou para continuar fazendo a diferença. P A R A B É N S!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio e assim poder seguir em frente com as pesquisas da gastronomia Nordestina em todo País e no Mundo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado mais uma vez por entender que um pesquisador tem que seguir em frente com a nossa gastronomia Nordestina.

      Excluir