Espaços e memoriais histórico culturais
Instituto Ricardo Brennand
O Instituto Ricardo Brennand - IRB, criado pelo empresário Ricardo Brennand em terras do Engenho São João, localizado no bairro da Várzea, é um complexo cultural formado por castelo, pinacoteca e biblioteca - edificações em estilo medieval.
O Castelo São João abriga a coleção de armas e armaduras; quadros de orientalistas; tapeçarias; esculturas clássicas; vitrais e outras peças dos séculos XVI e XVII. Em seu entorno, a mata atlântica, jardins, lagos e esculturas.
A pinacoteca, com 1200m², conta com auditório (100 pessoas) e espaço equipado com tecnologia de ponta para receber peças das mais diversas expressões artísticas. O IRB conta com a maior coleção particular de pinturas de Frans Post do Brasil.
A biblioteca dispõe de 20.000 volumes, com enfoque especial para o período do Brasil holandês, além dos acervos do professor historiador José Antônio Gonçalves de Mello, do documentarista Edson Nery da Fonseca e do escritor museólogo Padre Jaime Cavalcanti Dinis e, ainda, de uma seção de cartografia e de gravuras.
O centro cultural foi inaugurado em setembro de 2002, com exposição de quadros do pintor holandês Albert Eckhout, que esteve no Recife no período da ocupação batava (século XVII) durante a administração de Maurício de Nassau.
Horário de visitação: terça-feira e de quinta-feira a domingo, das 13:00 às 17:00; quarta-feira, das 09:00 às 17:00.
Acesso para deficientes.
Alameda Antônio Brennand, s/n – Engenho São João – Várzea.
Fone: (81) 2121 0352 (manhã) / 0365 (tarde)
Outras informações:
https://www.institutoricardobrennand.org.br/
https://www.instagram.com/institutorb/
https://maps.app.goo.gl/tVUTJ2YEZthFEgVd6
Fonte: Empetur
Nenhum comentário:
Postar um comentário