terça-feira, 31 de julho de 2018


Evento Gastronômico na Colônia de Pescadores Caiçara

29 de julho de 2018

Janga – Paulista - Pernambuco

     Um evento raro, é como podemos inicialmente definir o encontro de chefs e profissionais de gastronomia, que foi realizado na colônia de pescadores Caiçara (Z-2), no bairro do Janga, município do Paulista a 15 km do Recife.

     Até o momento, não sabemos se já houve algum evento dessa natureza no litoral norte de Pernambuco e principalmente, que estivesse diretamente relacionado com uma colônia de pesca. O evento teve a participação ativa, criativa e entusiasmada de representantes do Grupo Gastronomia Recife - Pernambuco.

     Segundo o chef e pesquisador Marcos Lôbo, especialista em Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs, explicou que o evento “foi um importante passo para compartilhar informações da gastronomia de raiz, na sua essência e simplicidade.”

     Com a ajuda do Sr. Edinaldo José de Melo, conhecido como “Nado”, um dos pescadores mais antigos da colônia, a do gastrônomo e chef Luciano Barbosa da Silva, com a participação dos cozinheiros Joaquim Neto e José Gutemberg, o maître Elias Medeiros Rodrigues, o turismólogo e promoter de eventos Antônio Domingos da Silva Júnior e da contribuição de pescadores, foi possível planejar o evento e dos pratos que seriam apresentados com diversos frutos do mar.

     A pesca oferecida foi a do sábado, dia anterior ao evento e algumas espécies foram reservadas para compor a base de pratos e complementos como por exemplo: o pirão de peixe, que tinha cor, textura e sabor inigualável, um dos primeiros pratos a serem servidos para os convidados, que tinham a grata oportunidade de se tornarem felizes degustadores. E descontração e bom humor é o que existia naquele ambiente rústico, simples e acolhedor.

     O Blog Atrativo Pernambuco estava entre os convidados e no momento em que chegamos ao barraco da Caiçara, observamos um movimento de pessoas conversando, limpando peixes, preparando mesas e utensílios, servido bebidas, cozinhando e compartilhando o modo de fazer e apresentar pratos com arte e toques pessoais. Tudo isso em meio a um típico cenário, onde se encontrava redes e outros equipamentos de trabalho dos pescadores.

     Um pouco mais adiante, estava a praia e o oceano. Em sua ambiência, naquele momento com a maré baixa, um céu azul contrastava com o colorido dos barcos, alguns na água e outros em terra. Olhando da praia, tínhamos uma visão ampla da colônia e dos demais barracos, onde se via pescadores e amigos, comendo, bebendo e compartilhando o domingo. Ao lado do Caiçara, encontramos o barraco do Sr. Jonas Nô, hábil artesão de marcenaria de móveis, cobertas de madeira e carpintaria naval.

     Estavam também presentes no evento, a chef Ana Ribeiro, especialista em PANCs e representando o Rio de Janeiro, o presidente do Grupo Conforto Gastronômico e do Comitê da Gastronomia Brasileira, Sr. Geraldo Guerra Júnior.

     Não demorou para que se iniciasse naturalmente uma sequência de apresentações e cumprimentos, que envolviam pessoas de profissões diversas, todos atentos e testemunhas presencias do potencial daquela colônia.

     O chef Marcos Lôbo comentava que é preciso recuperar a informação das plantas alimentícias não convencionais que existem na beira mar, uma tradição que foi esquecida. Nessa questão em especial, tivemos a oportunidade de provar em conserva, a batata aranã. Ele enfatizou também a importância do trabalho de pesca, da união na conquista de objetivos comuns e na preservação da memória do preparo dos peixes na alimentação. A chef Ana Ribeiro, destacou a necessidade da relação sustentável com o meio ambiente na questão do lixo, para que se promova uma melhor consciência em evitar poluir o ambiente de trabalho, as praias e o oceano de onde os pescadores retiram seu sustento.

     Como não poderia deixar de ser, o nosso olhar focou a questão da oportunidade turística e de lazer, cujo o tema foi abordado com especial interesse e como uma tendência favorável e reconhecida, como uma possível fonte de renda complementar para os pescadores, aproximando o público para o ambiente comunitário da colônia de pesca.

     Gratidão pelo convite, paz e prosperidade para todos.


Gustavo Pacheco

Blog Atrativo Pernambuco

As imagens aqui exibidas e solidariamente cedidas, foram realizadas por várias pessoas que estiveram no evento, podendo ser inseridos os créditos dos autores posteriormente se assim desejarem.











































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário