sexta-feira, 27 de julho de 2018




As Pesquisas e suas Pancs na Beira Mar, como será?

A praia do Janga, localizada no município do Paulista, litoral norte de Pernambuco, e que margeia a PE 001, me faz lembra os tempos de infância quando íamos para a colônia de pescadores.

Degustávamos próximos a praia, os pratos de frutos do mar feito pelos pescadores e suas esposas e também nas noites de luas cheias, dançar a roda de ciranda com musica de Capiba, que virou um marco nas rodas de ciranda.

Mesmo sem conhecer bem o litoral, experimentávamos frutas como mangaba, carambola, pitanga, coco e algumas folhas de beldroega que nascia próximo dos muros e na terra antes de chegarem à beira mar.

O manguezal é de fundamental importância para a vida marinha, e ver sua destruição desta forma, me faz postar algumas fotos e dizer que sem ele não teremos mariscos, peixes, crustáceos, moluscos e entre outros que compõem a sua fauna e flora e, ainda vamos perder o filtro natural de todo os microrganismos deste ecossistema.

A vila de pescadores esta precisado de um olhar diferente, para que nosso turismo não seja perdido e assim, resgatar a nossa cultura e gastronomia e suas pancs que está se perdendo, melhorando a forma de chegar sem poder esperar e com um bom transporte público que facilite a vida de quem vem de ônibus, apresentar toda esta riqueza desenvolvendo a nossa gastronomia da vila de pescadores e a forma de como se criou os primeiros pratos de frutos do mar, com este mar rico em diversas espécies de peixes, moluscos dentre outros. Assim faremos uma prova, que em um lugar simples se elabora grandes pratos de gastronomia.

Precisamos conhecer melhor nossa flora e fauna e desenvolver um turismo de pesca e transformar e preservar nosso litoral do Janga.



Comentários e perguntas:

Chef Marcos Lôbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário