segunda-feira, 14 de abril de 2025

 


Enviado por Graça Novaes 

BP Conexão Municípios


 No próximo sábado, 19, às 17 horas, o bairro da Ermidinha viverá um momento de confraternização único, que simbolicamente representará um movimento de Voluntariado para recobrar espaços de encantos e encontros, retomando uma identidade que torna Floresta um município de tradições diferenciadas.

A feirinha de arte e artesanato que ocorrerá ali, com degustação de sabores que alimentam até a alma, terá também trilha sonora, com apresentação de um maravilhoso e mavioso coral a entoar músicas que fazem parte de nosso imaginário coletivo.

O Projeto Floresta + Linda e Empreendedora, coordenado por Gracinha Novaes em parceria com o projeto Guardiões, liderado por Guto Ferraz, organizou uma rifa de uma obra de arte de Beth Marques, um ventilador e um liquidificador (doados respectivamente por Guto Ferraz, Paula Moraes e Letícia Ferraz).

A quota da rifa é de apenas R$ 10,00 e pode ser adquirida pelo pix gutoferraz@uol.com.br.  Importante encaminhar o comprovante para Eliadja (+55 87 99640-9788) para que possa escolher os seus números

Vamos iluminar nossa Floresta a partir de sua entrada, o poético Bairro da Ermidinha, de onde de onde se descortina o mais belo pôr do sol.

Seja um Voluntário, escreva conosco essa rica história!

A ARTE DE SER FLORESTANO PRECISA SER VALORIZADA!


 


RECIFE

Espaços e memoriais histórico culturais

Caixa Cultural Recife

Com uma programação plural e de qualidade, gratuita ou a preços acessíveis, a CAIXA proporciona aos brasileiros o acesso a uma diversidade de manifestações da arte e da cultura nacionais, e também estimula o intercâmbio cultural e a troca de experiências, patrocinando eventos de artistas de outros países.

Avenida Alfredo Lisboa, 505 - Bairro do Recife.

Fone: (81) 3425 1906

Visitação: Terça a Domingo, das 10h às 18h.

Bilheteria: Terça a Sexta-feira e Domingo, das 13h às 20h. Sábado, das 9h às 20h.

Outras informações:

https://www.caixacultural.com.br/Paginas/Recife.aspx

https://www.youtube.com/watch?v=SMNpFn8sPVQ

https://maps.app.goo.gl/zt3a4N5Rmb88ArcY9

Fonte: Empetur

domingo, 13 de abril de 2025

 

https://www.google.com/maps/@-8.1070828,-34.9082188,3a,75y,72.44h,100.65t/data=!3m6!1e1!3m4!1s0GXsRlDcRaKXQudTqRdxvg!2e0!7i16384!8i8192?authuser=0&entry=ttu


RECIFE

Espaços e memoriais histórico culturais

Cachaçaria Carvalheira

Com uma área de 5.000m2, as instalações estão abertas à visitação na área dos galpões de envelhecimento da cachaça e na de processo de envasamento e controle de qualidade. Possui ainda um restaurante - um container adaptado - cujo nome é Buraca Frio, onde se pode ver objetos antigos, tais como peças de navios e de locomotivas antigas, placas de equipamentos e de usinas desativadas etc. Complementam a área de visitação uma loja de souvenires e uma sala de projeção, onde se poderá ver imagens pitorescas de velhos engenhos pernambucanos e de canaviais durante o corte, a colheita e transporte da cana.

Os visitantes e turistas poderão também conhecer a história da cachaça pernambucana, através de um mostruário de dezenas de garrafas de aguardente de todos os tipos e tempos e de rótulos de garrafas de diversas regiões do país.

Além de todos esses atrativos, os visitantes poderão acompanhar o processo de preparação dos barris de carvalho branco, a colocação de bebida, o envelhecimento, o controle de qualidade, o engarrafamento e finalmente a degustação.

Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h.

Av. Sul Gov. Cid Sampaio, 4921 - Imbiribeira, Recife - PE

Fone: (81) 3081 8130

contato@carvalheira.com.br  

Outras informações:

www.carvalheira.com.br

https://www.youtube.com/watch?v=P8RQtD5tI44

https://maps.app.goo.gl/sXt4sL9gAf2cKQuZ7

Fonte: Empetur

sábado, 12 de abril de 2025

 


A Gastronomia da Mata Atlântica no Olhar do Chef Marcos Lôbo

LEIA AQUI

 




Falta Pouco para Bezerros Ganhar 

seu Novo Mercado Cultural

Por Serginho Brayner

Bezerros está prestes a dar mais um importante passo no fortalecimento do turismo local. Faltam poucos dias para a inauguração de um novo e vibrante espaço cultural e gastronômico, que promete se tornar um ponto de encontro para moradores e visitantes.

Nos últimos anos, os investimentos do poder público e da iniciativa privada vêm consolidando nossa cidade como um destino turístico de destaque. Melhorias nas vias de acesso, avanços na mobilidade urbana, surgimento de centros culturais e lojas de artesanato, construção de pórticos e a expansão da rede hoteleira — tanto na sede quanto em Serra Negra — têm impulsionado a procura por Bezerros.

A chegada do novo mercado cultural amplia ainda mais as opções de lazer, gastronomia e cultura, tornando a experiência na terra dos Papangus ainda mais rica e inesquecível.

Vamos valorizar e cuidar dos nossos atrativos. Somos parte essencial no desenvolvimento de Bezerros. Juntos, construímos uma cidade cada vez mais acolhedora e culturalmente viva!


Bezerros: Outras informações

 

RECIFE

Espaços e memoriais histórico culturais


Ateliê do Poço

Fundado em 1983 como atelier do artista plástico Cavani Rosas, foi posteriormente transformado em atelier coletivo, com exposição permanente de obras dos artistas Fernando Augusto, Graça Santos, Jacaré, Jéssica Martins, Josael de Oliveira, Marisa Prado, Rejane Vila Nova, Marivalda Salsa, Romero de Andrade Lima, Gessy Araújo e Tiziana Campos. O espaço também oferece cursos de desenho, modelagem livre, flores e máscaras em papel machê e pintura livre.

Visitação: segunda à sexta, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00; sábados, das 9:00 às 12:00. O atelier está situado num antigo casarão do Poço da Panela, às margens do Rio Capibaribe.

Rua Antônio Vitruvio, 113 – Poço da Panela.

Fone: (81) 3431 3756 / 9945 2007 / 9951 5466

Outras informações:

https://maps.app.goo.gl/fqmdtFoY7LsQX4XWA

Fonte: Empetur

quinta-feira, 10 de abril de 2025

 


ACONTECEU EM 06/10/2018

Exposição de aves é realizada no Jardim Botânico do Recife

ASSISTA O VÍDEO

 


Conheça o Museu Itinerante em homenagem a 

Moacir Santos: O ouro negro do Pajeú

Enviado por Luíz Venerre


Moacir Santos foi um dos grandes nomes da música brasileira. Este compositor, multi-instrumentista, arranjador e maestro nascido em 1926 em Flores, no sertão do Pajeú pernambucano, tornou-se uma das mais fortes referências musicais da nossa história.

Seus primeiros passos na música foi iniciando seus estudos na Escola Musical Manoel Wanderley. Ainda muito jovem, já demonstrava um talento impressionante, que o levaria a trilhar uma carreira brilhante, do sertão pernambucano aos grandes palcos internacionais.



O Museu Itinerante está aberto para visitação na Escola Municipal Onze de Setembro, e seguirá circulando por outras escolas municipais.

ASSISTA O VÍDEO


Flores: Outras informações 

https://inventariope.blogspot.com/search/label/Munic%C3%ADpio%20de%20Flores

https://atrativope.blogspot.com/search/label/Munic%C3%ADpio%20de%20Flores


 

RECIFE


Espaços e memoriais histórico culturais

Arte Plural

Atelier, Galeria e Café.

Rua da Moeda,140, Bairro do Recife.

Fone: 81 3424 4431

Horário de funcionamento: terça-feira à sexta-feira, das 10:00 'às 20:00; sábado e domingo, das 13:00 às 19:00.

 Outras informações:

https://www.artepluralgaleria.com.br/

https://www.instagram.com/arte_plural_galeria/

https://www.youtube.com/watch?v=1pXui0yPqFk

https://maps.app.goo.gl/GWhiAkoPFkuFKwdL6

Fonte: Empetur

quarta-feira, 9 de abril de 2025

 


Fonte: http://www.galodamadrugada.com.br/palacio-eneas-freire-sede/


 RECIFE

 Entidades Culturais


Palácio Enéas Freire (Sede do Galo da Madrugada)

O Palácio Enéas Freire, que leva o nome do idealizador e um dos fundadores do Clube das Máscaras o Galo da Madrugada.

Rua da Concórdia, 984 – São José

Outras informações:

http://www.galodamadrugada.com.br/palacio-eneas-freire-sede/

https://maps.app.goo.gl/fDWHjMYPcm2uKchH7

Fonte: Empetur

terça-feira, 8 de abril de 2025

 RECIFE

 Entidades Culturais


 Fonte: https://issuu.com/diretoriadecultura.proexc.ufpe/docs/dossi_jorge_ferreira_-_a_vida_e_a_trajet_ria_de_u/s/15950701


Ação Memorial Cultural Projeto Capoeira Angola Estudos e Práticas

A Ação Memorial Cultural Projeto Capoeira Angola Estudos e Práticas - Ação Memorial Cultural PROCAEP é uma organização cultural Brasileira, sem fins lucrativos e sem natureza jurídica, que está localizada na cidade do Recife, no bairro do Engenho do Meio, que se constitui como museu vivo.

Engenho do Meio

Recife – PE

Outras informações:

https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Memorial_Cultural_Projeto_Capoeira_Angola_Estudos_e_Pr%C3%A1ticas

https://issuu.com/diretoriadecultura.proexc.ufpe/docs/dossi_jorge_ferreira_-_a_vida_e_a_trajet_ria_de_u/s/15950701

https://www.youtube.com/watch?v=n0PXGrJeXQY

https://maps.app.goo.gl/E942fgNhSN4ndnmo9

Fonte: Empetur

segunda-feira, 7 de abril de 2025

 RECIFE

Centros de Pesquisas e Estações Experimentais

Instituto Ricardo Brennand

Engenho São João da Várzea, Cidade Universitária. (Acesso pela Rua Prof. Luiz Freire - Rua do CEFET) O Instituto Ricardo Brennand - IRB, criado pelo empresário Ricardo Brennand em terras do Engenho São João, localizado no bairro da Várzea, é um complexo cultural formado por castelo, pinacoteca e biblioteca - edificações em estilo medieval. O Castelo São João abriga a coleção de armas e armaduras; quadros de orientalistas; tapeçarias; esculturas clássicas; vitrais e outras peças dos séculos XVI e XVII. Em seu entorno, a mata atlântica, jardins, lagos e esculturas. A pinacoteca, com 1.200m², conta com auditório (120 pessoas) e espaço equipado com tecnologia de ponta para receber peças das mais diversas expressões artísticas. O IRB conta com a maior coleção particular de pinturas de Frans Post do Brasil. A biblioteca dispõe de 20.000 volumes, com enfoque especial para o período do Brasil holandês, além dos acervos do professor historiador José Antônio Gonsalves de Mello, do documentarista Edson Nery da Fonseca e do escritor museólogo Padre Jaime Cavalcanti Dinis e, ainda, de uma seção de cartografia e de gravuras. O centro cultural foi inaugurado em setembro de 2002, com exposição de quadros do pintor holandês Albert Eckhout, que esteve no Recife no período da ocupação batava (século XVII) durante a administração de Maurício de Nassau.

Visita: terça-feira a domingo, das 13:00 às 17:00;

Agendamento de grupos e monitoria: 81 2121 0352

Fone: (81) 2121 0300 / 2121 0351 / 2121 0352 / 2121 0368

irb@institutoricardobrennand.org.br

Outras informações:

www.institutoricardobrennand.org.br

https://www.youtube.com/watch?v=OB9D0MdFmiw

https://maps.app.goo.gl/tVUTJ2YEZthFEgVd6

Fonte: Empetur

sexta-feira, 4 de abril de 2025

 

RECIFE

Centros de Pesquisas e Estações Experimentais

Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ

Conceituada como um dos maiores centros de estudos e pesquisas sociais no Brasil, a FUNDAJ foi criada por Gilberto Freyre em 1949. Sua missão: produzir, acumular e difundir conhecimentos; resgatar e preservar a memória; promover atividades científicas e culturais, visando a compreensão e ao desenvolvimento da sociedade brasileira, prioritariamente a do Nordeste e do Norte do país. Sediada desde 1953 em um conjunto de prédios no histórico bairro de Casa Forte, a fundação, alongando-se, ocupa prédio nos bairros de Apipucos e do Derby, e o Engenho Massangana, no município de Ipojuca. Fora de Pernambuco, mantém um escritório em Brasília e um Instituto em Manaus. Para cumprir seus objetivos e administrar o seu patrimônio, divide-se em: Administração Central, Instituto de Pesquisas Sociais, Instituto de Documentação, Escola de Governo e Políticas Públicas, Instituto de Cultura, Instituto de Tropicologia, Instituto de Estudos Sobre a Amazônia e Coordenação Geral do Distrito Federal. Seu catálogo de produtos e serviços é dos mais ricos. Museu do Homem do Nordeste (081) 3441.5500, Museu do Homem do Norte (092) 3232 5373, Centro Cultural Engenho Massangana (081) 3527 4025, Cine teatro José Carlos Cavalcante Borges (081) 3421 3266.

Galerias: Baobá, Vicente do Rego Monteiro e Massangana. Exposições permanentes: Sala de Brasileiros Ilustres e Sala Mauro Mota. Bibliotecas: Central Blanche Knopf e Lucas Suassuna. E mais 4 livrarias, 4 auditórios e 10 salas para eventos. No âmbito da programação editorial, desenvolve seu trabalho através da Editora Massangana e da Massangana Vídeo.

Av.17 de Agosto, 2187, Casa Forte CEP: 52.061-540

Administração central: Fone: (81) 3441 5500 / 3441 5600.

fjm@fundaj.gov.br

Outras informações:

https://www.gov.br/fundaj/pt-br

https://www.youtube.com/watch?v=QtMxKlVkad0&t=9s

https://maps.app.goo.gl/ZcdHGe5vMM1gC631A

Fonte: Empetur

quinta-feira, 3 de abril de 2025

 


RECIFE

Centros de Pesquisas e Estações Experimentais

Fundação Gilberto Freyre

Criada a 11 de março de 1987, a Fundação Gilberto Freyre foi a última grande obra do mestre de Apipucos. Ainda em vida, Gilberto Freyre e sua família resolveram instituir uma fundação que não apenas reunisse o seu patrimônio cultural, seus bens e acervos, mas que também pudesse estimular a continuidade dos estudos da realidade nordestina, brasileira e do homem situado nos trópicos, objeto de sua obra e da tropicologia, ciência a que precursoramente deu início. A Fundação está instalada no local que o seu instituidor escolheu para morar, por mais de 40 anos, a Vivenda Santo Antônio de Apipucos, hoje Casa - Museu. Ao seu redor, o Sítio Ecológico, remanescente dos quintais de tempos passados. O Arquivo Documental responsável pela preservação e divulgação da obra, das idéias e das realizações de Gilberto Freyre, tem sob a sua guarda um total aproximadamente de cinquenta mil documentos. Este acervo é colocado à disposição do público. De acordo com os propósitos e objetivos da fundação, foi criado o Centro de Pesquisas Humanísticas - HUMANO, que busca vir a ser um centro referencial aos estudos e pesquisas humanísticas, aberto tanto aos brasileiros quanto aos estrangeiros. Funcionamento: segunda à sexta das 09:00 às 16h30.

Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos.

Fone: (81) 3441 1733  / 3441 2883

Outras informações:

http://www.fgf.org.br          

https://www.youtube.com/watch?v=O_UtCs0H7g0

https://maps.app.goo.gl/XKjHyTHRPYkvKog16

Fonte: Empetur

quarta-feira, 2 de abril de 2025

 


 Fonte: https://www.facebook.com/sinagogakahalrecife/photos

RECIFE

Centros de Pesquisas e Estações Experimentais

Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco / Sinagoga Kahal Zur Israel

No início do século XVII, em 1630, com os invasores holandeses vieram muitos judeus, os quais se estabeleceram sobre o istmo. A rua hoje chamada de Bom Jesus ficou conhecida como a "Rua dos Judeus" e nela foi instalada a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas. Com a expulsão dos holandeses, em 1654, a Sinagoga foi desativada. Numa iniciativa da Comunidade Judaica de Pernambuco, a partir de outubro de 1999 foi realizada, pela UFPE, prospecção arqueológica no imóvel, com o objetivo de subsidiar os trabalhos de restauro do mesmo. A pesquisa revelou a presença da estrutura do Mikvê (composta pelo poço de abastecimento de água natural e restos da piscina utilizada no banho de purificação), comprovando a importância da área como local de culto judaico. Após o estudo de laboratório, o material arqueológico foi encaminhado à Sinagoga, com a finalidade de integrar o acervo do Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco.

No 1º andar está exposta mostra sobre o historiador José Antônio Gonsalves de Melo, um dos primeiros a estudar a contribuição judaica na formação do Brasil. No 2º andar, uma mostra divulgando as marcas visíveis da presença judaica no Recife. O arquivo histórico dispõe de vasto acervo de textos e imagens dos séculos XVII ao XXI.

Visita: terça a sexta, das 09h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 18h

Os grupos deverão agendar previamente a visita.

Rua do Bom Jesus, 197/203 -  Bairro do Recife.

Fone: (81) 3224 8351 / 3224 2128

Outras informações:

https://visit.recife.br/o-que-fazer/atracoes/museus/sinagoga-kahal-zur-israel

https://www.youtube.com/watch?v=-QnA9B8emKA

https://maps.app.goo.gl/hRqLuqXDv2Q5BoB47

Fonte: Empetur