quinta-feira, 21 de agosto de 2025

 



RECIFE 

Gastronomia Típica

Caldeirada

A caldeirada é um cozido feito com peixe, lagosta, camarão, ostra, sururu, marisco e polvo, refogado com azeite, temperos verdes e leite de coco. É servido acompanhado de arroz e pirão feito do caldo.

Fonte: Empetur

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

sexta-feira, 8 de agosto de 2025



 RECIFE 

Gastronomia Típica

Buchada e buchadinha

A buchada, um dos mais tradicionais pratos da cozinha sertaneja, consiste numa espécie de cozido, preparado com o bucho de bode ou carneiro, recheado com um picadinho do sangue coagulado, tripas e fígado, refogado com hortelã, limão, alho, cebola e temperos. É acompanhado de pirão feito com o caldo onde foi cozido, arroz branco, vermelho ou mexido.

Fonte: Empetur

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

 


RECIFE 

Gastronomia Típica

Bredo de Coco

Prato típico do ciclo quaresmal da região. Consiste num refogado feito com o bredo (erva) cozido, azeite de oliva, cebola, temperos verdes e leite de coco. Ao lado do feijão de coco e do quibebe, acompanha pratos à base de peixes.

Fonte: Empetur

quinta-feira, 31 de julho de 2025


 Fonte: https://www.folhape.com.br/noticias/prepare-o-tradicional-bolo-pernambucano-souza-leao/193766/

RECIFE 

Gastronomia Típica

Bolo Souza Leão

É um dos mais tradicionais bolos da culinária pernambucana. A sua receita foi passada pela família Souza Leão, daí a sua denominação. De consistência cremosa, esse bolo é preparado com massa de mandioca, calda quente de açúcar, ovos e manteiga. É facilmente encontrado em doçarias, lanchonetes e restaurantes.

Fonte: Empetur

segunda-feira, 28 de julho de 2025

 



RECIFE 

Gastronomia Típica

Bolo de Pé de Moleque

Bolo típico do ciclo junino pernambucano. É preparado com massa de mandioca, açúcar, leite de coco, ovos, manteiga, castanhas de caju moídas, erva-doce e cravo. É decorado com castanhas inteiras e assado no forno.+

Fonte: Empetur

quarta-feira, 23 de julho de 2025

 

RECIFE 

Gastronomia Típica

Bolo de Rolo Pernambucano

Bolo preparado com uma massa de espessura finíssima de pão-de-ló, recheado com goiabada derretida e enrolada em forma de rocambole, polvilhado com açúcar.

Fonte: Empetur


terça-feira, 22 de julho de 2025

 


QUANDO O CHEF MARCOS LÔBO ENXERGA A FORÇA DE CADA MULHER QUE SUPERA SEUS OBSTÁCULOS NA OFICINA DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

LEIA AQUI E SAIBA MAIS



 


Arqueologia no Pajeú

Enviado por Luíz Venerre


Nesta sexta-feira, (18), o Instituto Pajeú de Arqueologia, representado pelo seu presidente e proponente do projeto “Carta Arqueológica da Bacia do Rio Pajeú: subsídio para a gestão e proteção do patrimônio cultural”, Fabiano Nascimento, esteve junto com a Diretoria de Cultura de Flores em diferentes locais associados ao cangaço do município.

A primeira parada foi na Furna de Lampião (fotos 1 a 5 a 13), na fazenda São Gonçalo, local onde o irmão do rei do cangaço, Levino Ferreira, faleceu em 1925. Trata-se de uma caverna encravada nas bordas areníticas da bacia sedimentar de Fátima, com aproximadamente 25 metros quadrados. Depois, realizamos no entorno da caverna um reconhecimento arqueológico visando identificar artefatos históricos relacionados aos cangaceiros, como cápsulas de bala.

A segunda parada foi no distrito de São João dos Leites, em um casarão histórico do século XIX pertencente a José Josino de Góes, que foi “coiteiro” dos cangaceiros (fotos 6 . Foram identificadas as técnicas e estruturas construtivas do imóvel, além de diversos artefatos da época, como pilões, potes, fragmentos de louça e peças de ferro. Infelizmente o casarão apresenta sérios problemas de desabamento.

Durante esse trabalho de campo, foram discutidos o potencial histórico e arqueológico desses locais e possíveis estratégias conjuntas de preservação desses bens tão importantes para a história social e política do Pajeú.

Esse projeto possui apoio e financiamento da SECULT/PE, Política Nacional Aldir Blanc e Governo Federal.

 

 https://www.instagram.com/p/DMU_aWVAcBE/?igsh=N2xpYXo1YXM3OWZy


sexta-feira, 18 de julho de 2025

 



RECIFE 

Gastronomia Típica

Bolo de Milho Verde

Bolo preparado com milho verde ralado, açúcar, manteiga, ovos, leite de coco e erva-doce.  É típico do ciclo junino.

Fonte: Empetur



 

Implantação da Rota do Turismo no

Município de Flores – Pernambuco

Enviado por Luíz Venerre





























quinta-feira, 17 de julho de 2025


  Fonte: https://receitas.ig.com.br/

RECIFE 

Gastronomia Típica

Bolo de Macaxeira

Bolo preparado com macaxeira ralada, leite de coco, ovos, manteiga e açúcar. Assa-se no forno.

Fonte: Empetur

segunda-feira, 14 de julho de 2025

 

Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2021/06/06/aprenda-a-fazer-um-bolo-de-batata-doce-com-coco.ghtml

RECIFE 

Gastronomia Típica

Bolo de Batata Doce

É preparado com batata-doce cozida em forma de purê, leite e coco ralado, farinha de trigo, ovos e manteiga.  É assado no forno

Fonte: Empetur

sexta-feira, 11 de julho de 2025

 

Fonte: https://www.tudogostoso.com.br/receita/57977-biscoitinho-de-goma.html

RECIFE 

Gastronomia Típica

Bolinhos de Goma

Bolinhos preparados com leite de coco, goma de mandioca seca (polvilho), manteiga, açúcar, e gema de ovo.  São decorados com marcas dos dentes de um garfo e assados em forno quente.

Fonte: Empetur

quinta-feira, 10 de julho de 2025

 

RECIFE 

Gastronomia Típica

Bobó de Camarão

Prato de consistência cremosa, feito com camarões refogados em temperos verdes, misturados no purê de macaxeira (aipim) e mais azeite de dendê, gengibre e camarões secos. É servido acompanhado de arroz branco.

Fonte: Empetur

quarta-feira, 2 de julho de 2025

 


RECIFE 

Gastronomia Típica

Beiju

Grumos formados de massa fresca e úmida extraídos da mandioca.

Fonte: Empetur

terça-feira, 1 de julho de 2025

 

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/estilo-de-vida/culinaria/batida-de-maracuja-saiba-como-fazer-1.3346757

RECIFE 

Gastronomia Típica

Batida

A batida é produzida em época de moagem de cana nos inúmeros engenhos de açúcar e rapadura existentes no Estado. O processo para o seu preparo é semelhante ao da rapadura, diferindo desta por serem batidos e temperados com erva-doce, cravo, gergelim, etc. Tem consistência macia. É apresentada em forma de espiral e enrolada em folha de bananeira. Também tem a batida de cenoura feita com cachaça, mel de abelha e suco de cenoura. A batida de maracujá, feita com cachaça, mel de abelha e suco de maracujá. É também conhecida como bate-bate de maracujá.

Fonte: Empetur

domingo, 29 de junho de 2025

 


15º Festival de Carros de Boi

Flores – Pernambuco

São João das tradições 2025

Colaboração: Luíz Venerre


A cidade de Flores, distante 394 km do Recife e localizado no Sertão do Pajeú, realiza o 15º Festival de Carros de Boi. O evento é realizado pela prefeitura por meio da Secretaria de Turismo e Eventos e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento.

 

Percorrendo as ruas da cidade, dezenas de carros de boi seguem desfilando com a participação do público.


O músico e ator Luiz Venerre, um entusiasmado pela cultura de Flores e colaborador do Blog Atrativo Pernambuco, comentou o evento;

 

“É uma cultura muito interessante e os títulos colocados nos carros de boi surgem espontaneamente por homens do campo que labutam aqui no sertão e que utilizam os carros de boi e apetrechos em seu cotidiano”

 

Ainda segundo Luiz Venerre, a cidade de Flores faz o maior festival de carros de boi no Estado de Pernambuco e que, do mote sertão, seja o melhor do Brasil. Ele ainda cita a participação histórica desses rústicos veículos de tração;

 

“Os carros de boi foram muito utilizados nos engenhos desde a época da colonização. Na obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freire ele comenta da sua importância no meio rural.”


No pátio de eventos, decorado com bandeirinhas de São João e com as arquibancadas lotadas e camarotes com a presença de gestores públicos e demais representações, assistem à abertura com apresentação da Quadrilha da 3ª Idade, formado por um grupo de animadas senhoras e depois de crianças, ao som de tradicionais músicas juninas. Na sequência, com a participação de montaria de vaqueiros, acontece o desfile dos carreiros, que com seus carros de boi decorados e que encantam o público, aguardam o anúncio do vencedor do 1º lugar, que receberá a prêmio R$ 5.600.


ASSISTA AQUI O VÍDEO DA ELLO TV


O Festival de Carro de Bois de Flores é um evento que enaltece a cultura pernambucana, é singelo, artesanal, expressivo e o mais importante; reconhece a atividade do carrero e mantém viva essa tradição.


Gustavo Pacheco

Blog Atrativo Pernambuco