quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Entrevista concedida em 03/11/2016 ao Blog Atrativo Pernambuco, com a Coordenadora de Turismo Social da Empetur, Conselheira do Conselho do Idoso/PE e Coordenadora Técnica da ABCMI/PE, a Sra. Eloíza M. de Paula.


Como é desenvolvido o trabalho da Melhor Idade na Empetur?

Na EMPETUR, temos o Setor de Turismo Social, onde desenvolvemos ações inerentes à ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade). É uma associação de turismo social, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de pessoas acima de 50 anos.
Temos também, como órgão público, junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, órgão de representação do idoso que promove amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas aos poderes públicos das três esferas (Federal, Estadual e Municipal).

Quais as expectativas que o programa espera?

Mais apoio por parte do governo, a fim de conquistarem melhorias em todos os aspectos e em especial no que se refere a qualidade de vida.

Em sua opinião, a sociedade já tem acesso a melhores informações quando o tema é idoso?

Sim. Porém, ainda consideramos de muito pouca divulgação. A maioria das pessoas idosas desconhecem seus reais direitos.

O turismo pode ser uma das opções de promover uma melhor qualidade de vida para a pessoa idosa?
Sem dúvidas. A prática da atividade turística, quando bem planejada, gerida e acompanhada acarreta impactos positivos sentidos a níveis sociais e culturais.
Percebemos que as atividades física, lúdica e recreativa têm uma função especial para a terceira idade, dando novas condutas, qualidade de vida e ações a este público.
Para a maior parte, estas práticas apresentam-se enquanto o mecanismo, a “válvula de escape”, para satisfazer necessidades comuns a essa nova etapa de vida, bem como agregar valores a sua rotina, trazendo benefícios importantes.

Onde podemos obter mais informações sobre temas relacionados ao idoso?

Hoje, na internet, são disponibilizados vários sites e páginas com os mais diversos temas sobre o idoso, como por exemplo:
O interesse da população tem crescido de forma bastante acelerada, o que nos leva a crer que estamos passando por um excelente momento de conscientização global.

Como podemos entrar em contato o Setor de Turismo Social na Empetur?

Pelo e-mail turismosocial.empetur@gmail.com ou pelo fone 3182 8106.


Nenhum comentário:

Postar um comentário