quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Entrevista com o Chef Marcos Lôbo no Programa Roteiro Gastronômico
Rede Petrópolis de Televisão
Rio de Janeiro – 22 de agosto de 2018





sexta-feira, 17 de agosto de 2018


“Ausência Temporária da Coluna


Aos meus leitores e seguidores, venho informar que vou me ausentar por dois meses da coluna por motivos de eventos e pesquisas em campo, mais volto com muitas novidades sobre as pancs.

Temos uma delas a batata aranã que descobrir aqui por acaso em minhas andanças na região. Sempre ministrado palestras e indo a buscar de coisas novas para que possa ajudar a todos em ter uma alimentação saudável hoje, amanhã e no futuro.

Como gastrônomo e pesquisador na área de alimentação e o assunto em pancs, não querendo ser bom, e sim, tentar levar o conhecimento a todos que precisam conhecer melhor a flora de cada cidade e, poder usa-la com consciência. Considero importante, às vezes, me ausentar, mas estarei de volta no mês de outubro, com vídeos e fotos e muitos artigos novos para vocês ficarem em dia com as pancs.

Assim, agradeço a compreensão de todos nesta espera. Com agenda seguindo.
Comentários e perguntas:

Chef Marcos Lôbo

terça-feira, 14 de agosto de 2018

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

sexta-feira, 10 de agosto de 2018


Fernando de Noronha - Temporada Mais Noronha









II EVENTO PANCS NA SERRA – ITINERANTE
AGOSTO 2018

Dando prosseguimento ao projeto de divulgação e implantação das Pancs no cardápio da Serra, iniciado ano passado, no Rocio, o chef Marcos Lôbo do Recife, retorna agora em agosto para novas vivências e experimentos culinários com os chefs da nossa região.

O início será marcado no Restaurante da Bohemia dia 15 de agosto, às 12hrs.  Num almoço faremos uma apresentação juntos. Eu e Chef Roberto Duarte preparando um menu especial de boas-vindas com nossas Pancs. Mostrando a importância de conhecer cada espécie da flora da Mata Atlântica, pois este alimento estará presente no futuro em cada mesa e em cada restaurante.














Comentários e perguntas:

Chef Marcos Lôbo




sexta-feira, 3 de agosto de 2018


Abandono dos Mangues de Ipojuca: Por que a preocupação?

       O Mangue está precisando de ajuda não é de hoje... Mas o que é Mangue?

     O Mangue é um tipo de vegetação típica das regiões alagadiças denominadas de manguezal. É um ecossistema costeiro e demasiado úmido presente nas zonas tropicais e subtropicais.

     Desempenha um importante papel na preservação de diversas espécies vegetais e animais, além de auxiliar no desgaste (erosão). Isso porque fixa o solo nas áreas em que ele ocorre, evitando assim, o assoreamento das praias.

     Dessa maneira, os manguezais, considerados ambientes rico em biodiversidade, surge do contato do ambiente terrestre e marítimo, ou seja, dos rios e dos mares.
Sabe o quanto ele faz falta para a vida marinha? É no mangue que os peixes se produzem, moluscos, crustáceos.

     E ver o mangue sendo destruído desta forma me faz postar algumas fotos e dizer que sem ele não terão mariscos, peixes, crustáceos, moluscos e entre outros da fauna e flora do mangue e, ainda vamos perde o filtro de todo os microrganismos deste ecossistema que tenho acompanhado já vários anos. Vejo que a água do mar, em alguns pontos, não entra mais e não renova a flora do mangue, prejudicando assim, toda vida marinha em Muro Alto.

     Assim fica mais um alerta para todos que gostam de frutos do mar e de peixe. Como vamos proteger se continuarmos agindo deste jeito com eles. Vamos olhar com mais atenção no que estamos fazendo com nossos manguezais!

Comentários e perguntas:

Chef Marcos Lôbo