Canais de doação e pontos de coleta em Pernambuco / Foto: MPF.
Pessoas de todos os cantos do Brasil se mobilizam numa corrente de solidariedade para ajudar a população do Rio Grande do Sul, que está sofrendo com os impactos das enchentes nas últimas semanas. Veja como contribuir de Pernambuco nos principais canais de doação e pontos de coleta no estado:
Aeroporto e Correios
O Aeroporto Internacional do Recife, localizado na Imbiribeira, Zona Sul da Capital pernambucana, está entre os 17 terminais geridos pela concessionária Aena que funcionam como ponto de coleta para doações. Só basta chegar ao lugar e procurar alguma autoridade, que irá direcioná-lo para a área de donativos.
Os materiais aceitos para doações no Aeroporto do Recife são: água potável, produtos de higiene, alimentos não perecíveis e roupas. Vale lembrar que não podem ser doados itens como óleo de cozinha, produtos corrosivos e/ou inflamáveis.
É possível doar em qualquer agência dos Correios de Pernambuco. A estatal recebe e transporta gratuitamente alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet – sem custo aos doadores. Os Correios estão doando, ainda, itens de vestuário e utensílios domésticos aos atingidos pelas chuvas.
Rede Muda Mundo
A Rede Muda Mundo, em parceria com o movimento Transforma Brasil de Trabalho Voluntário, recebe doações através do PIX ou da conta corrente.
Para doar pela chave Pix, basta direcionar o valor para o seguinte e-mail: fundo@redemundo.com.
No caso da conta corrente, os dados são: conta de débito: 3190 | Conta: 352088-9 | Tipo: conta corrente.
Olinda
A faculdade Uninovo, antiga Facottur, está funcionando como espaço para receber doações em Olinda. O centro universitário fica no Bairro Novo, e a população pode ajudar levando produtos de higiene, roupa e alimentos não perecíveis.
Faculdade Uninovo Olinda
Endereço: Av. Pres.Getúlio.Vargas, 1360, Bairro Novo
Igrejas
Igreja Anglicana Zona Norte (Rua Alfredo de Medeiros, 60, Espinheiro - Recife)
O horário para entrega funciona das 9h ás 20h até a sexta-feira (10). Serão aceitos artigos de higiene e limpeza, água e alimentos não perecíveis.
Arquidiocese de Olinda e Recife (Cúria Metropolitana: Av. Rui Barbosa, 409, Graças- Recife)
A Arquidiocese de Olinda e Recife está recebendo alimentos não perecíveis.
Escolas Estaduais
Todas as escolas jurisdicionadas pela Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul vão aceitar alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, materiais de higiene e roupas até o final da semana.
Exemplos: Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Luís de Camões (R. Dr. Henrique Lins, S/N - Brasília Teimosa - Recife) e Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos (Santa Cruz do Capibaribe).
Arruda
O Santa Cruz vai disponibilizar seu estádio de segunda a sábado como ponto de doação. O horário será das 9h às 17h nos dias úteis e das 8h às 12h no fim de semana. O clube aceita alimentos não perecíveis.
Faculdades
A faculdade Cesar School terá pontos de doação até sexta-feira (10) em seus três prédios localizados no Bairro do Recife Antigo. Serão aceitos alimentos não perecíveis, água, itens de higiene e roupas.
Endereços: Cesar School Apolo (Av. Cais do Apolo, 463); Cesar School Brum (Av. Cais do Apolo, 77) e Cesar School Tiradentes (Rua Bione, 220).
Os comitês locais da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil vão organizar pontos de doação em quatro faculdades até a sexta-feira (10). Alimentos não perecíveis (exceto óleo), roupas de cama e banho, água mineral, itens de higiene pessoal, fraldas descartáveis e absorventes serão aceitos.
Diretório Acadêmico de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde: (Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira-Recife); Diretório Acadêmico da UPE: (HUOC: Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro- Recife); Coordenação de medicina da Uninassau (R. Jonathas de Vasconcelos, 316, Boa Viagem- Recife); Afya (Av. Barreto de Menezes, 738, Prazeres- Jaboatão dos Guararapes).
CPOR
Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (Av. 17 de agosto, 1020, Casa Forte - Recife)
O CPOR-R está com equipes 24 horas por dia recebendo lençóis, toalhas, roupas, água mineral e alimentos não perecíveis.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil (BB) abriu um canal para doação de recursos financeiros em prol das vítimas das enchentes. De acordo com o banco, R$ 5 milhões já foram obtidos por meio da campanha de mobilização e por repasses feitos por empresas de seu conglomerado.
Em nota, o BB informou que os recursos têm sido usados para a aquisição de alimentos, água potável, kits de higiene e limpeza, bens e utensílios.
Os depósitos podem ser feitos por meio de Pix (e-mail enchentesrs@fbb.org.br) ou na conta-corrente 51.000-9, da agência 1607-1.
Movimento União BR
Numa parceria entre a iniciativa pública e privada, o Movimento União BR também recebe doações para auxiliar a população atingida pelas chuvas.
A população em geral que deseja contribuir com a causa pode realizar doações, via Pix, para a chave doe@movimentouniaobr.com.br. O Instituto da Criança é a ONG gestora financeiro da campanha.
Governo do Rio Grande do Sul
Desde a última semana, o governo do Rio Grande do Sul também disponibilizou uma chave Pix com o objetivo de centralizar as doações e garantir segurança ao doador. A conta SOS Rio Grande do Sul é (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada ao banco Banrisul.
FONTE: FOLHA PE.